segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Aldeia abandonada de Picões

 A aldeia de Picões situada no concelho de Valpaços, em tempos parte do morgadio de Vilartão, é uma antiga povoação com ocupação desde o período romano, do qual remonta a ponte romana de Picões que actualmente encontra-se submersa pela barragem do Rabaçal.  



 As habitações são 16 em granito e respectivos anexos como palheiros ou espigueiros reunidas em aglomeração, como é típico na região de Trás-os-Montes.




 A povoação foi abandonada à mais de 60 anos, devido à falta de acessos, isolamento e à presença de povoações de maior dimensão nas proximidades.



 A capela de Santo António de Picões entre todos os edificios da aldeia é o que se encontra em melhor estado de conservação, sendo um templo católico de estilo barroco, construído no século XVIII pelos morgados de Vilartão, esta capela prestaria os serviços religiosos à população de Picões.






 Actualmente as habitações estão completamente arruinadas à excepção da capela. O aglomerado habitacional, a capela e os terrenos circundantes à aldeia encontram-se à venda por 4 milhões de euros.
 Este caso evidencia a progressiva desertificação e abandono das povoações rurais em Portugal.















Sem comentários:

Enviar um comentário